"A Pós-Graduação em Entomologia da UFRPE é conceito 6 na CAPES nas duas últimas avaliações, nos anos de 2017 e 2020"

 

HISTÓRICO

O Programa de Pós-Graduação em Entomologia surge, no ano de 1976, a partir de uma proposta conjunta como PPG em Fitossanidade ofertando apenas o curso de mestrado, com disciplinas voltadas para a formação básica do corpo discente em Fitossanidade e com duas áreas de concentração: Fitopatologia e Entomologia Agrícola. Após 23 anos da sua criação, em 1999, o PPG em Fitossanidade inicia a oferta do curso de doutorado em Fitopatologia, atuando de forma paralela ao curso de mestrado em Fitossanidade. 

Em 2004, o corpo docente do PPG em Fitossanidade solicitou à CAPES a criação do Programa de Pós-Graduação em Entomologia Agrícola (PPGEA), com cursos de mestrado e doutorado na área, época do desmembramento das duas áreas, já consolidadas no contexto regional e nacional enquanto programas de pós-graduação independentes. 

Em sua concepção no ano de 2004, o Programa de Pós-Graduação em Entomologia (PPGE), então PPGEA, contava com um quadro de DP comprometido com a formação de recursos humanos altamente qualificados em Entomologia Agrícola, focados na resolução de problemas relacionados às culturas agrícolas de expressão no Nordeste e espécies de insetos e ácaros praga associados. À época, este era o perfil desejado do egresso do PPGE, com foco em pragas agrícolas apenas, com as linhas de pesquisa de Manejo Integrado de Pragas e Bioecologia de Insetos e Ácaros.

A partir de 2014, o PPGE teve nova ampliação do quadro de DP, com a contratação de dois novos docentes pela UFRPE, ocorrendo assim uma ampliação da linha de pesquisa de Bioecologia de Insetos e Ácaros, e a criação de uma terceira linha de pesquisa: Sistemática e Taxonomia de Insetos e Ácaros; até então inexistente nos objetivos do programa. Em 2018, como consequência da contratação de três novos docentes pela UFRPE, o PPGE passou a contar com um quadro de DPs equilibrado entre as linhas de pesquisa do programa. 

As mudanças nos últimos quadriênios no PPGE refletem os seus objetivos e proposta quanto à formação do profissional em Entomologia, abrangendo todos os aspectos inerentes à Entomologia, com linhas de pesquisa consideradas básicas, linhas de interface e linhas aplicadas, possibilitando ao nosso egresso a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho e aplicar os conhecimentos adquiridos durante a sua titulação.

Pensando na abrangência da Entomologia, a partir do ano de 2019, foi retomada a ideia de mudança do nome do programa, discutida entre todo o corpo DP e aprovado por unanimidade em pleno. A homologação da mudança ocorreu em 31 de março de 2020, alterado o nome do curso de “Entomologia Agrícola” para “Entomologia”, considerando que a nova denominação amplia a inserção do egresso no mercado de trabalho, e permite a sua participação em uma amplitude que excede as áreas aplicadas. 

Além desta maior possibilidade ao egresso, o curto prazo desta mudança já se mostrou favorável também na atração de novos discentes de outras áreas afins da Entomologia, que não somente a área aplicada. O acolhimento destes novos discentes é possível dada a diversificação do corpo docente do programa, com novas linhas de pesquisa, novas disciplinas e uma visão mais moderna da Entomologia, em especial nas linhas de biodiversidade, ecologia, biologia molecular e entomologia médica.

 

OBJETIVOS DO PPG ENTOMOLOGIA

O objetivo geral do PPGE é formar mestres e doutores em Entomologia qualificados e com competências e habilidades aderentes a visões científicas, fundamentos conceituais das diversas especialidades da Entomologia para o desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa, bem como treinamento parcial em extensão por ocasião da realização de trabalhos em campo e apresentações em eventos. 

Desta maneira, o PPGE busca oferecer conhecimento entomológico moderno para a produção de alimentos e fibras de forma competitiva, com segurança e sustentabilidade através de sistema integrado de pesquisa e ensino. Adicionalmente, o PPGE busca manter uma contínua participação do setor produtivo e demais setores interessados para definir o foco da pesquisa, extensão e atividades de ensino. Estimular a consolidação do conhecimento básico para o avanço da ciência e o seu uso aplicado, treinando estudantes para a vida profissional em educação, administração, agronegócio, pesquisa, disseminando informações de forma imparcial.

Os objetivos específicos do PPGE, considerando a formação e os aspectos relacionados às questões de ensino, aprendizagem e desempenho se fundamentam em cinco pontos: 

  1. formação de recurso humano de alta qualificação;
  2. obtenção de resultados e tecnologias;
  3. difusão de conhecimentos;
  4. desenvolvimento da Entomologia para a comunidade científica e comunidade local (setores produtivos e social); e
  5. atender as demandas regionais e nacionais que envolvem treinamento e soluções para os principais aspectos da Entomologia, desde a classificação, identificação de espécies de insetos, aspectos biológicos, fisiológicos e ecológicos, até a proposição de metodologias aplicadas a criação e ao manejo de populações de insetos e ácaros em laboratório e em campo, bem como o enfoque em tópicos básicos referentes à Entomologia.

 

CONCEITO CAPES E BOLSAS DE ESTUDO

O PPG Entomologia na sua criação obteve nota 4 na CAPES, ascendendo para nota 5 em 2009, e para o conceito 6 nas duas últimas avaliações em 2017 e 2020. As principais agências de fomentos de bolsa de estudos são a CAPES, CNPq e FACEPE (Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco). 

 

PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO

Confira nosso Projeto Pedagógico, CLICANDO AQUI!

 


 

Histórico do Coordenadores do PPG Entomologia (2004-atual)

 2004-2009. Manoel Guedes Gondim Júnior

2009-2011. Jorge Braz Torres

2011-2015. Herbert Álvaro Abreu de Siqueira

2015-2016. Reginaldo Barros

2016-2019. Jorge Braz Torres

2019-2023. Paschoal Coelho Grossi

2023-atual. Paulo Fellipe Cristaldo